Como sabem, no fim de semana de 15 e 16 de Dezembro tivemos o nosso acantonamento de Natal, onde demos continuação à nossa aventura. Como tal, mal chegámos ao local onde iríamos pernoitar, tivemos formação sobre os bombeiros.
Entre outras, aprendemos como deveríamos desligar uma botija de gás se esta se incendiasse. Digamos que houve algumas maneiras criativas de lá chegar mas a que nos ficou na memória foi esta:
Chegou a hora dos guerreiros descansarem pois na manhã seguinte iriam ter trabalho árduo ;)
Começou por uma formação em caso de encontrar alguém caído ou desmaiado. Aqui ficam algumas das coisas que foram faladas:
- Reconhecimento e pedido de ajuda
A suspeita de um enfarte agudo do miocárdio ou de uma paragem cardiorrespiratória (PCR) exige o pronto reconhecimento do estado da vítima e a chamada imediata dos serviços de emergência. O número universal de emergência nos países da União Europeia é o 112.
- Avaliar a respiração
verificar se a vítima respira normalmente. Para tal, aproxime a sua cara da face da vítima e, olhando para o seu tórax, execute o VOS, para:
• Ver se existem movimentos torácicos.
• Ouvir eventuais ruídos da saída do ar pela boca ou nariz da vítima.
• Sentir na face se há saída de ar pela boca ou nariz da vítima.
A execução do VOS não deve exceder os 10 segundos.
- Posição Lateral de Segurança
A posição lateral de segurança é uma técnica de assistência a uma vítima que respira normalmente mas está inconsciente.
A técnica não deve ser aplicada quando há suspeita de traumatismo da coluna vertebral.
Posteriormente, estivemos a experimentar o transporte de algo, se não pudesse ser feito com as mãos. É de salientar que todos conseguimos :)
De seguida, fomos chamados a ajudar numa situação complicada... tínhamos de conseguir ir buscar medicamentos a uma zona de conflito, onde não podíamos ser "apanhados". No final tudo acabou bem e conseguimos cumprir a nossa missão.
Com a pausa para o almoço feita e com algum tempo de convívio bem passado, iniciámos o nosso raide para irmos participar na Festa de Natal da catequese da nossa paróquia. Correu muito bem e a árvore ficou muito bonita com as mensagens que lá deixámos.
De regresso ao local da pernoita, aproveitámos para preparar as coisas para o grande jantar de Natal preparado pelos Caminheiros. A comida estava óptima, a companhia estava espectacular e ainda conseguimos subir ao palco para mostrar algo preparado por nós. Parabéns Exploradores :) foi muito bom mesmo.
Por fim, arrumámos as nossas coisas e rumámos a casa, onde fizemos uma pausa de 15 dias para celebrarmos o Natal e a entrada num novo ano.
A todos, a expedição 38 do Pragal deseja um Feliz e Santo Natal e uma excelente entrada em 2018.
Vemos-nos para o ano :)
Sem comentários:
Enviar um comentário